16 de jul. de 2014

Parede lousa

É uma ideia simples, fácil de fazer, econômica e faz uma BIIIIIG diferença nos espaços! Seja na cozinha, escritório, ou em quarto infantil, as paredes lousa sempre fazem sucesso. É uma ideia de decoração divertida e dinâmica que pode ser personalizada a qualquer momento e dá um toque de criatividade aos ambientes.






Como fazer a parede lousa?

 1- Compre pronto:

É possível comprar a tinta pronta em casas de construção, como a tinta Suvinil Esmalte Verde Escolar ou a tinta Suvinil ou Coralit fosco preto.

Neste caso, siga as recomendações do fabricante para a aplicação e tempo de espera para começar a rabiscar na parede. Custo em torno de R$ 79,00



2- Faça sua própria mistura:

Compre tinta acrílica branca fosca (não pode ser tinta a latex nem pva e não pode ser tinta brilho) e pó xadrez na cor desejada. Dilua o pó xadrez em água e vá adicionando aos poucos na tinta branca até chegar à cor ideal. (É importante diluir o pó xadrez e adicionar aos poucos para não errar a intensidade da cor!).


Dicas:

- Se for pintar uma grande superfície, faça a mistura para a parede toda. Você dificilmente conseguirá atingir o mesmo tom duas vezes!

- Caso queira a tinta em apenas um pedaço da parede, delimite a área a ser pintada com fita crepe.

- Se preferir fazer um quadro, lixe bem a madeira para deixar a superfície lisa.

- Deixe a superfície secar 72 horas antes de começar a desenhar!



Outra ideia é de parede lousa com papel autoadesivo/contact

Esse é o método mais rápido e prático de inserir uma parede lousa no seu projeto. Você precisa apenas de rolos de papel contact, um pano molhado e estilete. 

- Primeiro, você deve medir a parede e calcular o quanto de papel adesivo será necessário. O ideal é que a cor seja preta e fosca se for colorida escolha uma cor que dê para aparecer o giz. 10 metros do material vai custar em torno de R$ 40,00.

- Deixe sua parede uniforme e passe um pano úmido antes de aplicar o adesivo.

- Comece de cima para baixo, cortando as tiras do contact na altura da parede com sobras de alguns centímetros para o acabamento.

- Para evitar bolhas, vá "assentando" o papel com um cartão ou pano úmido.

- Corte os excessos com um estilete e não se esqueça das tomadas.

Pronto. Agora você já pode desenhar na sua nova parede lousa. O método é ideal para quem procura decorar de forma não permanente. Para tirar, é só remover o papel adesivo e a limpeza pode ser feita com um pano úmido.
O adesivo também pode ser aplicado em outras superfícies. Recomenda-se a utilização de giz plastificado, para evitar alergias.